Música lançada há 27 anos mostra o descaso do Brasil de hoje

MARIA FERNANDA GARCIA

Banda Legião Urbana/ Foto: WikipédiaA música ‘Perfeição’ é uma obra musical de autoria da banda Legião Urbana e consiste em uma crítica à sociedade brasileira. A música é a quarta faixa do disco ‘Descobrimento do Brasil’, lançado em 1993.

O que mais chama atenção na música é que mesmo sendo de 27 anos atrás parece ter sido feita para os dias de hoje.

O descaso com o povo que sofre com fome, hospitais lotados e pandemia está na letra da música. Até as queimadas que já destruíram grande parte das florestas brasileiras são citadas na música.

Um dos trechos da música diz:

“Comemorar a água podre e todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo, nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã!”

Neste trecho, a música relata vários problemas atuais do Brasil. “Comemorar a água podre e todos os impostos”: entre os 30 países com maior carga tributária no mundo, o Brasil é o que proporciona o pior retorno à população. E metade da população brasileira não tem rede de esgoto.

O trabalho escravo também é uma triste realidade para os brasileiros. Só no ano passado, 1.054 pessoas foram resgatadas de situações análogas ao trabalho escravo em todo o Brasil.

Epidemias também fazem parte da realidade do país. E não só a pandemia de Covid-19, que já infectou mais de 4 milhões de brasileiros e matou mais de 140 mil. O Brasil também passa por um surto de febre amarela e dengue.

Mas grande parte da população no país está mais preocupada com a volta dos horários normais de shoppings e o futebol, ignorando a dor das famílias que perderam seus entes queridos.

Os autores da canção – Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Russo – criticam a hipocrisia da sociedade brasileira e fazem a sua autocrítica também. Em um trecho, eles relatam o descaso com a educação (o país já teve 3 ministros da educação em menos de 2 anos e mais de uma vez houve discussões sobre cortar verbas da educação) e como tudo acaba. O Brasil ignora a fome, pandemia, mas como a música diz, infelizmente tudo termina com vela e caixão. No Brasil, 10,3 milhões de pessoas passam fome.

“Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror de tudo isto
Com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou essa canção”

Lara ler o texto e escutar a canção do Legião no site que originalmente este texto, clique aqui: https://observatorio3setor.org.br/noticias/musica-lancada-ha-27-anos-mostra-o-descaso-do-brasil-de-hoje/

compartilhe:

Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *