Maiores sites bolsonaristas receberam 618 milhões de visitas contra 583 milhões em páginas da oposição nos últimos 12 meses

Manoel Fernandes, diretor da Bites Consultoria

Nos últimos 12 meses, os 13 maiores sites de notícia do Brasil, excluindo os grandes portais de conteúdo genérico, receberam 4,7 bilhões de visitas, segundo o Sistema Analítico BITES.

O número reflete a importância do papel da mídia clássica na construção de narrativas junto à opinião pública digital.

Mas, há dois fluxos de opinião em paralelo que também chamam atenção pelo volume de interesse despertado em quem procura informação em endereços mais ideológicos sobre a agenda do presidente da República e dos seus adversários.

No mesmo período de 12 meses, os 26 maiores sites de apoio a Bolsonaro e da oposição, agrupados em páginas alinhadas à candidatura do ex-presidente Lula, alcançaram 1,2 bilhão de visitas.

Esse é um dos resultados preliminares do estudo apresentado ontem por BITES na Aula Aberta “Jornalismo em Tempos de Polarização”, que vai ter o segundo encontro hoje, 4, a partir das 19h, com a jornalista Angélica Santa Cruz. As inscrições ainda podem ser feitas no link http://www-bites-com-br.rds.land/aulaabertabites

Os bolsonaristas têm 51% da audiência dos dois ecossistemas de informação digital e integram uma rede mais homogênea sob o ponto de vista de temas publicados. Também são mais organizados na amplificação da agenda do presidente da República.

O bloco de oposição tem um bom número de visitas (583 milhões) no período analisado, mas o foco está em narrativas de desconstrução de Bolsonaro e não na amplificação da agenda de Lula ou de outros potenciais candidatos em 2022.

No contexto falem mal, mas falem de mim, a soma daqueles que defendem e criticam Bolsonaro se transforma numa vantagem para o presidente da República. O conteúdo negativo e positivo gera indexação e fica mais fácil de ser encontrado em buscas na Internet.

Todos os meses são feitas 8,3 milhões de consultas sobre o presidente no Google Brasil. Em torno de Lula ocorrem 2 milhões de consultas.

O fluxo de opinião digital se reflete nas interações (compartilhamentos, RTs, curtidas e cometários) de aliados em seus posts oficiais no Twitter, Instagram e Facebook, além de energizar a base bolsonarista.

O presidente da República tem cinco vezes mais interações do que Lula. Nos últimos 12 meses foram 470 milhões contra 96 milhões do petista.

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